fbpx

Sem tempo? Como administrar a rotina

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Rotina

Nesse ritmo acelerado com que tudo vem acontecendo, é comum nos depararmos com a “falta de tempo”. As horas do dia acabam sendo insuficientes para tantas atividades e essa rotina exige um verdadeiro malabarismo para poder administrar bem todas tarefas. Estamos constantemente carregando a sensação de que fomos derrotados pela falta de organização, pelos afazeres e pelas metas a serem cumpridas. Ficamos completamente perdidos em meio a tanta coisa. Estabelecer prioridades e organizar melhor o tempo torna-se um fator decisivo para o bem-estar e qualidade de vida. É necessário se conhecer, mudar a rotina e também a maneira de pensar para eliminar a sensação de que poderíamos ter feito mais. Todos temos limites e aceitar isso é libertador!


Confira algumas dicas de como gerenciar melhor sua rotina.

Otimize

Para que você possa aproveitar as horas de seu dia de maneira produtiva, procure organizar suas tarefas semanalmente e anote. Reserve um momento para criar um cronograma no qual você possa visualizar com clareza as metas a serem cumpridas e horários.
Não se sobrecarregue! Distribua tarefas que não dependam somente de você. Muitas vezes utilizando a tecnologia a seu favor é possível, por exemplo, fazer as compras do mês sem precisar sair de casa.

Priorize

Tenha clareza do que realmente é essencial. Evite gastar tempo com atividades que não agregam valor aos resultados que você está buscando. Ao iniciar uma tarefa, é importante que você não seja interrompido. Por isso, não se sinta culpado em isolar-se para realizar seus projetos.

Reserve um tempo para si

Não é fácil! Mas é extremamente essencial! É preciso força de vontade, paciência, respeito com os próprios limites e descobrir o que funciona para você. Evite sacrificar sua saúde. Perder noites de sono, não almoçar e cancelar as férias são apenas algumas das atitudes que podem causar danos a sua produtividade e bem-estar. Sendo assim, faça algo que lhe dê prazer. Dê atenção às coisas que lhe faça bem. Esse é o seu momento! Concentre-se no que te faz feliz. Trata-se de uma mudança de consciência e a partir do momento que o nosso bem-estar se torna uma necessidade a ser respeitada, reorganizar o tempo de forma mais produtiva torna-se primordial.